Nossas e de todo o mundo
A primeira edição da conferência surge de uma iniciativa conjunta do IDMEC e da FEUP para disseminar tópicos emergentes nos sistemas de transportes. Decorrerá no Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal de 16 a 18 de junho de 2025.
TS2025 centrar-se-á em todos aspetos e escalas dos sistemas de transportes, das tendências existentes às tendências futuras, incluindo todos os tópicos dentro dos transportes sutentáveis, logística, produção e processos produtivos em sistemas de transportes, sistemas ferroviários, aviação e sistemas aeroespaciais, mobilidade urbana, energia e eficiência nos transportes, monitorização da condição, fiabilidade, risco, segurança e resiliência em sistemas de transportes.
O tema deste ano - "Ferrovia como coluna vertebral do sistemas de transportes" destaca o papel crucial da ferrovia no sistemas de transportes, na mobilidade urbana e no transporte regional de passgeiros e mercadorias.
No âmbito da iniciativa "Engenharia e Ciência vão à Escola" do Instituto Superior Técnico, o investigador Hugo Magalhães, teve o prazer de visitar uma escola básica e interagir com alunos do 5.º ano, apresentando a sessão "A Ciência Debaixo dos Comboios" como parte das celebrações da Semana da Ciência e Tecnologia.
A experiência revelou-se única, despertando o interesse e a curiosidade dos mais jovens e transmitindo duas mensagens fundamentais:
1 - Os cientistas nem sempre usam bata;
2 - Sem ciência, não há evolução na ferrovia – nem comboios mais rápidos ou inovadores!
A sessão combinou informação com diversão, incluindo jogos interativos e uma demonstração com comboios à escala, permitindo aos alunos compreender melhor o funcionamento da ferrovia e, mais importante ainda, desenvolver uma maior valorização pelo transporte público.
O 11º Congresso Nacional de Biomecânica (CNB 2025) tem o mote “A globalização da Biomecânica”, e irá realizar-se em Sesimbra nos dias 21 e 22 de Fevereiro de 2025.
A organização do CNB 2025 fomenta o encontro de investigadores, dos mais juniores aos mais seniores, para promover a criação de parcerias a nível nacional e internacional, e ainda a discussão multidisciplinar da comunidade científica da Biomecânica.
Um objectivo central para este Congresso é atrair a participação dos investigadores portugueses que desenvolvem o seu trabalho em instituições estrangeiras.
A Universidade do Minho tem vindo a organizar anualmente a competição "Race Party" onde os alunos de Licenciatura são desafiados a projetar e produzir minicarro propulsionado pela energia de deformação de uma mola fornecida pela organização. Este desafio constitui uma oportunidade para os alunos consolidarem e aplicarem os conhecimentos aprendidos nas diversas disciplinas de Engenharia.
Pela primeira vez, este ano (2023), esta competição acolheu 5 equipas externas, nomeadamente: Instituto Superior Técnico, Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra e Universidade do Porto. Esta experiência motivou os Professores e Alunos visitantes a implementarem a "Race Party" nas suas próprias Universidades, constatado o sucesso e impacto positivo desta competição no ensino dos Alunos.
A competição "Race Party" tem um canal de Youtube dedicado onde se pode consultar a participação dos alunos (ver: [AQUI]). O vídeo da equipa do IST está disponível [AQUI] e a compilação do evento 2023 está disponível [AQUI].
O Professor Paulo Fernandes foi proposto e admitido como membro honorário da Sociedade Europeia de Biomecânica, na Assembleia Geral que decorreu no passado dia 28 de junho.
A Sociedade Europeia de Biomecanica foi fundada em 1976, numa reunião em Bruxelas que contou à data com a presença de 20 cientistas oriundos de 11 países. Atualmente conta com mais de 1500 membros e é a Sociedade de referência na área da Biomecânica na Europa. O seu objetivo é motivar, disseminar e promover o progresso da investigação na Biomecânica.
A Sociedade define como Membros Honorários "Qualquer pessoa física que tenha prestado serviços meritórios especiais à Sociedade ou que tenha realizado trabalhos incomuns que demonstrem um alto grau de realização no campo da biomecânica pode ser eleito membro honorário mediante recomendação do Conselho". O Professor Paulo Fernandes é membro da Sociedade Europeia de Biomecânica desde 2000 e entre 2012 e 2016 fez parte da direção, recebendo agora esta distinção pelo seu destacado contributo para a área da Biomecânica.
99 investigadores do Instituto Superior Técnico integram uma lista dos investigadores mais citados a nível mundial , e destes, 3 são docentes da ACMEC.
O estudo foi realizado pela Universidade de Stanford (Estados Unidos da América) e apresentado no artigo intitulado “Updated science-wide author databases of standardized citation indicators”, sobre autores e citações, que foi publicado na revista Public Library of Science Biology (PLOS Biology) .
Integram a lista “Impacto-Carreira” que leva em conta dados das últimas décadas, o Professor Nuno Silvestre e o Professor Jorge Ambrósio.
O Professor Pedro Areias integra a lista “Impacto- ano de 2019” .
O estudo e as respetivas listas podem ser consultados no site da publicação.
É com enorme satisfação que anunciamos que o professor Pedro Areias foi adicionado à lista de investigadores altamente citados (HCR) do Clarivate Analytics 2019 (também esteve presente na lista de 2018) na categoria Cross-Field. Os investigadores altamente citados são selecionados pelo seu desempenho excepcional em estudos científicos e pela produção de vários artigos altamente citados, os quais se classificam no top 1% das citações na Web of Science. A área científica de Mecânica Estrutural e Computacional orgulha-se de ter entre si um dos investigadores que consta nesta lista tão distinta de HCR.
© Copyright 2020. All Rights Reserves.
Scientific Area of Structural and Computational Mechanics (ACMEC)