INVESTIGAÇÃO

Descubra o que se faz em Mecânica Estrutural e Computacional

INVESTIGAÇÃO

Roll up-3

Os nossos objetivos e interesses

A missão do ACMEC é desenvolver investigação científica e tecnológia em todos os tópicos de Mecânica Estrutural e Computacional, promovendo a educação e formação de alunos de doutoramento e investigadores de pós-doutoramento. As actividades de investigação abrangem desde as formulações matemáticas fundamentais até às aplicações de engenharia mecânica e aerospacial, passando pelo desenvolvimento de novos métodos e algoritmos computacionais.

A investigação dos membros dos docentes da ACMEC é desenvolvida no Centro de Projeto Mecânico (CPM) do Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC). Os interesses de investigação estão agrupados em três diferentes grupos:

• Simulação e projeto de sistemas mecânicos.

• Modelação e optimização de estruturas e materiais.

• Caracterização avançada de materiais estruturais.

No que se refere à componente de Mecânica Estrutural, os objetivos científicos e tecnológicos são os seguintes:

• Desenvolvimento de métodos de análise estrutural e a sua aplicação no projecto estrutural, incluindo métodos de simulação de comportamento estrutural e modelos de representação geométrica de estruturas.

• Desenvolvimento de métodos para análise de sistemas mecânicos e a sua aplicação em projetos mecânicos, incluindo máquinas e mecanismos, veículos de transporte aéreo e de superfície.

• Desenvolvimento de novas técnicas e metodologias (teóricos, aplicados, computacionais, experimentais) para análise do comportamento de estruturas e sistemas mecânicos, tendo em vista o apoio ao projeto em Engenharia Mecânica.

Em relação à componente de Mecânica Computacional, os objetivos científicos e tecnológicos são:

• Desenvolvimento de técnicas de análise numérica de estruturas e sistemas mecânicos, e sua implementação computacional para apoiar a análise e projeto em Engenharia Mecânica.

• Desenvolvimento de métodos de optimização de estruturas e sistemas mecânicos, e sua implementação computacional para apoiar o projeto em Engenharia Mecânica.

Apesar de não estar explicito na sua designação, a ACMEC também desenvolve trabalho significativo em outras duas áreas transversais: Biomecânica e Micro/Nanomecânica.

Os principais objectivos de investigação em Biomecânica são:

• Desenvolver métodos e modelos do corpo humano e animais, incluindo suas funções, através de métodos mecânicos;

• Aplicar esses métodos ao projeto de próteses ativas e passivas, exoesqueletos e equipamentos de saúde, lazer e desporte, todos envolvendo a interface com o corpo humano;

• Aplicar os conhecimentos de mecânica nas ciências médicas e nas suas melhores práticas, bem como a segurança passiva de passageiros nos diversos modos de transporte.

Os principais objectivos de investigação em Micro/Nanomecânica são:

• Revelar os mecanismos básicos que governam a deformação e falha dos materiais em escalas muito inferiores à humana, utilizando técnicas computacionais avançadas.

• Identificar diferenças entre as leis mecânicas (elasticidade, plasticidade, viscosidade, anisotropia) da macroescala (escala humana) com as de escalas inferiores (micro, meso, nano).

• Desenvolver métodos e ferramentas de simulação em multiescala para avaliar o comportamento mecânico de materiais e dispositivos em diferentes escalas, fortalecendo novas tecnologias em Engenharia Mecânica e Aerospacial.

De acordo com o novo projecto de financiamento do Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica (LAETA) para 2020-2024, os docentes da ACMEC estão incluídos em dois Grupos de Investigação (Estruturas e Sistemas Mecânicos; Biomecânica) e distribuídos em quatro Linhas Temáticas transversais (Tecnologias Emergentes; Transportes de Superfície Sustentáveis; Tecnologias para Saúde e Segurança; Sistemas de Energia Sustentável).

© Copyright 2020. All Rights Reserves.
Scientific Area of Structural and Computational Mechanics (ACMEC)